Aluguéis Ubatuba - Casas e Apartamentos para Temporada | 8º Mês da Cultura Popular Tamar

Eventos

8º Mês da Cultura Popular Tamar

03

ago
8º Mês da Cultura Popular Tamar

8º Mês da Cultura Popular Tamar

Tem programação cultural especial em agosto, com homenagem a Seu Dito Fernandes, Mestre da Congada de Bastões do Sertão do Puruba.

No mês de Agosto, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara. A partir de 2018, todo Mês da Cultura Popular terá um homenageado. Este ano a homenagem será a “Seu” Dito Fernandes, um grande representante da cultura popular caiçara de Ubatuba (In memoriam).

“Seu” Dito Fernandes nasceu e viveu no Sertão do Puruba, aprendeu a dançar congada quando criança, se tornou mestre e passou a ensinar a dança aos seus familiares, primos, irmãos, filhos, netos e bisnetos, tornando a congada de bastão uma tradição familiar.

A abertura do VIII Mês da Cultura Popular acontece no dia 03 de agosto, sexta-feira, a partir das 19 horas, com uma apresentação da arquiteta Bianca Lopes sobre cultura caiçara, arquitetura e urbanismo. Em seguida, uma apresentação de poesia acontece com música e o Fandango Caiçara traz em suas canções a tradição mantida viva até hoje. No sábado, 04 de agosto, às 20 horas, a apresentação musical de Marcia Mah, cantora, compositora, atriz e pesquisadora musical, trará para o palco do Tamar belas músicas autorais que falam da cultura brasileira, com o projeto “Prismah: um olhar sobre o corpo da voz”.

Diariamente, das 10hs às 18hs, o Tamar disponibilizará no Centro de Visitantes a Sessão Petrobras de Cinema exibindo os Curtas da série “Juro que Ví - Folclore Brasileiro”, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados.

No dia 10 de agosto, a programação continua recheada de cultura popular brasileira, com a colorida e animada apresentação do grupo “Dança das Fitas do Itaguá”, seguida pela belíssima apresentação da Congada de Bastões de São Benedito do Puruba. E para fechar a noite, a apresentação musical do Fandango Bacurau, a juventude local tocando a tradição caiçara.

Ainda sobre o dia 10 de agosto, às 16hs, tem a "Mostra Cultural: Como se faz uma canoa", com Renato Bueno, pescador, artesão e um dos principais mestres canoeiros de Ubatuba.

Dia 11 de agosto, a partir das 20:30, a noite especial é com Luís Perequê e o lançamento de seu novo CD “Pé de Moleque”. Luís Perequê, atualmente, é considerado o principal interlocutor da cultura caiçara.

Durante o mês de agosto, no Museu Caiçara, tem a "Mostra Cultural Como se faz uma Rabeca” (violino rústico muito usado nos bailes de fandango caiçara). A atividade acontece as sextas-feiras, das 15hs às 18hs e às 19hs. É ministrada pelo folclorista, rabequeiro e historiador caiçara, Mário Gato.

Encerrando o Mês da Cultura Popular, no dia 18 de agosto, às 19hs, acontece a exibição do vídeo documentário "Raízes de Resistência", sobre a comunidade do Quilombo da Fazenda e conversa sobre "Medicina quilombola", com a bióloga Eliana Rodrigues da UNIFESP. Em seguida, o Grupo Concertada traz belas canções populares.

O VIII Mês da Cultura Popular é realizado em parceria com o Silo Cultural de Paraty e o Museu Caiçara. Conta ainda com o apoio cultural do Aquário de Ubatuba, Ubatuba Convention Visitors Bureau, Jundu Praia Bar, Restaurante Papagalli, Restaurante Garden Sushi, Pousada Mar Azul, Hostel Liberdade e EquipTecnica Produções

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

SERVIÇO 

03/08 às 19hs - Abertura do VIII Mês da Cultura popular, com a apresentação “A cultura caiçara e a aplicação na arquitetura e urbanismo”, com Bianca Lopes. Apresentação de poesia e música com o Fandango Caiçara no palco do TAMAR;

04/08 às 20hs - Apresentação Musical com Marcia Mah e o projeto “Prismah: um olhar sobre o corpo da voz”;

10/08 às 20hs - Dança das Fitas do Itaguá, Congada de São Benedito e Fandango Bacurau;

10/08 às 16hs - Mostra Cultural: Como se faz uma canoa, com Renato Bueno, no Museu Caiçara.

11/08 às 20:30hs - Lançamento do novo CD de Luis Perequê - “Pé de Moleque”;

18/08 a partir das 19hs - Exibição do vídeo documentário "Raízes de Resistência" e conversa sobre "Medicina quilombola" com a bióloga Eliana Rodrigues da UNIFESP e Apresentação musical do Grupo Concertada;

Sextas-feiras, das 15hs às 17hs e às 19hs - Mostra Cultural: “Como se faz uma Rabeca”, com Mário Gato. No Museu Caiçara.

Diariamente, das 10hs às 18hrs: Sessão Petrobras de Cinema: Curtas da “Série Juro que ví - Folclore Brasileiro”.

FUNCIONAMENTO

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceto quartas-feiras), das 10 às 18 horas. Sextas, sábados e feriados nacionais, das 10 às 20horas.

ENTRADAS

Adultos - R$ 20,00;

Crianças acima de 1,20, Professores, Estudantes (com documento comprobatório) R$10,00;

Crianças abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos - não pagam;

Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.

Endereço: Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Abrir Chat
1
Fechar Chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, clique no botão para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar